Passeio Religioso e Cultural

14450000_1784222968510489_2042830018131230011_n

O Centro Social de Agadão, em parceria voluntária com uma familiar de uma utente de ERPI, organizou um passeio Religioso e Cultural rumo à cidade e concelho de Lamego, no dia 24 de Setembro de 2016.

A primeira paragem foi no Mosteiro de S. João de Tarouca, seguido do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas. Ambos, fizeram parte integrante da Rota da Ordem, atualmente extinta, dos Monges de Cister. mas que se estabeleceram em Portugal pela primeira vez mesmo em Tarouca em 1144.

O almoço decorreu no centro de Lamego, seguindo-se a visita à Sé e ao Museu da cidade, ambos icons de referência da segunda maior do Distrito de Viseu, onde a História refere que aí ocorreram as lendárias Cortes de Lamego, onde teria sido feita a aclamação de D. Afonso Henriques como Rei de Portugal e se estabeleceram então as “Regras de Sucessão ao Trono”.

Como este Passeio tinha como objectivo uma componente religiosa, o mesmo terminou com a visita ao Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, onde foi possível que todos assistissem à Eucaristia celebrada pelo Pároco local, um momento que se revelou particularmente especial para todos.

Todos os participantes tiveram um envolvimento notável nos vários pontos de visita, onde o conhecimento que adquiriram sobre cada ponto de visita contribuiu para o seu enriquecimento, bem como revelou-se muito importante toda a dinâmica da própria viagem de autocarro, onde o ambiente foi de alegria, diversão e muito boa disposição.

O sucesso deste evento deixa antever uma próxima realização em data a definir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *